Descobertas

Achei este blazer num brechó e descobri que foi feito aqui em Minas. Pesquisei  um pouco do trabalho do estilista; Martielo Toledo, dado o tanto que gostei da peça. É tão bom saber onde e por quem uma roupa foi produzida! principalmente em tempos de tudo “Made In China”  fabricadas por sabe-se lá em que condições.

Com o frio repentino de hoje arrisquei também um item que nunca usei antes; lenço-francês no pescoço. O estilo dos parisienses de usar o lenço tomou as ruas de vários países mas aqui no Brasil é difícil ver. E para piorar um personagem de novela “caricato” usava no seu figurino e então virou motivo de piadas machistas e etc. Que se danem os machistas!. O lenço no pescoço é romântico e prático em dias mais frios.

   

Fiz uma pesquisa para descobrir a origem do lenço e descobri o seguinte:

A origem do lenço está na antiga Roma num pedaço de pano de linho que era chamado de sudário que significa “pano de suor” em latim. Os romanos utilizavam esses tecidos para limpar o suor do rosto e do pescoço, dessa forma a utilidade era mantê-los limpos e não quentes como fazemos hoje em dia. Com o passar do tempo os lenços passaram a ser utilizados em volta do pescoço e também atados aos cintos. As mulheres romanas gostaram dessa moda e logo aderiram.

toga

Alguns historiadores acreditam que os primeiros lenços de pano eram utilizados pelos guerreiros do imperador chinês Cheng (Shih Huang Ti), contudo, existem registros de que esse tipo de lenço já era comum entre os mercenários croatas. Nesse caso havia até mesmo uma distinção social, pois os simples soldados utilizavam lenços de algodão enquanto os oficiais utilizavam o acessório de seda.

Segundo Miti Shitara, professora de história da moda da faculdade Santa Marcelina, há registros de uso de lenços no pescoço por soldados chineses, no século III A.C. e também entre o Exército da Roma Antiga, como sudário. “O lenço protegia não só do calor, mas também servia para estancar sangue e limpar a boca, por exemplo.”

Em 1618, quando um regimento croata passou por Paris durante a Guerra dos Trinta Anos usando um lenço no pescoço. Segundo Shitara, o adereço, usado com renda e depois chamado de ‘cravate’ (derivado da palavra ‘croata’), virou moda na França, e passou a ser usado pela nobreza e pela realeza – Luis XIV

absolutismo

Os franceses gostaram tanto dos lenços coloridos de outros povos que passaram a utilizá-los em volta do pescoço, acessório que foi chamado de kravata que é uma palavra croata que deu origem as gravatas. Para os franceses os lenços eram usados para a mostrar a inclinação política do homem dependendo da cor escolhida.

Fonte: More Easy

 Seguem algumas inspirações para usar o lenço. .

bandana_masculina_como_usar+(3) bandana_masculina_como_usar+(7) lenc3a7ofinal lenc3a7ofinal1 RBS_MM_JP_01 RBS_MM_JP_02 tumblr_mu5x3sQkhg1qd6qeio1_500

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s