Tenho uma pequena coleção de chapéus. Preciso limpá-los as vezes. Hoje peguei o famoso chapéu coco também conhecido como bowler hat .
Esse simpático nasceu bem peculiar. Segundo consta em textos ingleses em 1849, o político Edward Coke (Inglaterra), encomendou à Lock and Company um chapéu baixo e duro para ser usado em suas montarias, já que a cartola – o chapéu da moda da época, sempre colidia com os galhos mais baixos durante seus passeios à cavalo. O protótipo foi criado pelos chapeleiros Thomas & William Bowler (daí o nome que acho mais justo pois se refere ao criador).
Reza a lenda que ao receber o chapéu, Edward Coke teria jogado o chapéu no chão e pisado nele duas vezes e continuou intacto. Ah uma curiosidade: o nome chapéu coco vem da tradução Coke Hat uma menção ao Edward. .
O chapéu foi popularizado em muitas classes. inclusive para uma das gangues americanas mais mais famosas como as que faziam parte Butch Cassidy e Sundace Kid que chegaram até a América do Sul em 1901 e promoveram uma série de grandes assaltos. Os bandidos tinham a fama de burlarem as polícias e autoridades locais e andarem bem elegantes.
Da esquerda para a direita: Sundance Kid, Tall Texan, News Carver, Kid Curry e Butch Cassidy. Em Fort Worth, Texas, 1901.
O tempo passou e o chapéu foi popularizado por trabalhadores ingleses e até artistas como Chaplin. Foi esquecido (não na Bolívia onde coroa as cabeça das cholas) e há hoje um resgate desse tipo de chapéu mundo a fora. O meu já usei no #tweedridebh várias vezes. Tenho muitas historias com esse modelo. Inclusive o primeiro que encontrei dei a mainha num episódio hilário e perigoso em que o chapéu saiu da sua cabeça e atravessou uma avenida de NYC
Com tantas histórias em sua existência não é um chapéu qualquer né? requer certa atitude para usá-lo. Hoje resolvi dar um passeio com o meu.