Crocheteiro 

Recentemente comprei uma blusa de crochê (a segunda do meu guarda-roupa) e decidi que iria aprender a fazer um dia. O universo me ouviu e essa semana encontrei minha vizinha Norma que está super empolgada com o crochê e fizemos um acordo; vou ensiná-la a pedalar e ela a crochetar. O resultado da aula de ontem e que hoje vim trabalhar fazendo crochê. Aprendi um ponto e sigo treinando nele com lã. Estou simplesmente adorando.

Segundo minhas pesquisas a palavra “crochê” vem de “croc”, que no dialeto nórdico, significa “gancho”. É difícil dizer onde surgiu pois poucas peças restaram para contar sua história. Há objetos antigos de crochê espalhados pelo mundo todo. Especialistas afirmam que a China, Turquia e América do Sul (Peru) talvez sejam as responsáveis pelo crochê ganhar o mundo.  Porém foi em 1800 que o crochê ganhou a corte e foi popularizado ao ser publicado uma revista de Riego de La Branchardiere ensinando pontos e padrões para serem reproduzidos por todos. Ela fez isso após ter ensinado a técnica do crochê à corte da rainha Victoria. 

Homens crochetando ainda é tabu mas não deveria. Até famosos já o fazem. Essa primeira peça estou usando lã. Mas logo partirei para algodão. Então vou praticar e fazer quem sabe algumas “brusinhas”…rs. Axé.

2 comentários sobre “Crocheteiro 

  1. Sotero estou curtindo seu blog. Parabéns! Por coincidência estou fazendo uma pesquisa sobre os grupos secretos de crochet que existiam em Portugal na década de 70. Encontrou alguma info sobre isso? É foda encontrar informação sobre este tema… se souber de alguma bibliografia sobre o tema partilha comigo para o mor.roger@gmail.com. Abraço. Roger Mor

Deixe um comentário